Friday, December 15, 2006

Entrevista a Hugo Cardoso


Hugo Cardoso, 30 anos, é um dos atletas da nossa equipa sênior que está a mais tempo no plantel. Apesar de não viver em Amor, é um dos atletas que a nossa massa associativa mais acarinha e isso sem dúvida se deve a enorme garra com que disputa cada lance. Fomos ter com ele e ouvir a opinião dele sobre alguns temas do quotidiano do clube.

P. - Conta-nos um pouco do teu percurso como atleta?
R. - Sou um jogador com alguma experiência embora seja muito irregular devido a motivos que nada tem a haver com o futebol. Já joguei em clubes com alguma ambição mas agora jogo essencialmente para me divertir e para me manter em forma.
P. - Estás a alguns anos no clube. Quais as principais mudanças que notaste?
R. - O clube apesar de tudo está rodeado de pessoas que com muito sacrifício e esforço tentam geri-lo da melhor maneira possível, todos nós sabemos o quanto é difícil a prática de desporto nestas condições, visto que as ajudas monetárias não são muitas e os gastos estes, são fixos. Esta é uma das principais mudanças, ou seja com menos condições por incrível que pareça, tem se feito mais.
P. - O que é que achas que pode ser melhorado no clube?
R. - A este nível é muito difícil dizer quais as melhoras que todos nós queríamos, pois como atrás referi os recursos que temos são muito poucos, pelo que com os que temos é difícil melhorar mais alguma coisa.
P. - Achas que a população apoia a equipa como ela merece?
R. - Excepto as pessoas que estão ligadas ao clube e que fazem parte da população, todas as outras não apoiam a equipa como gostaríamos.
P. - Há alguns anos atrás viveste no Pernelhas uma situação complicada com o clube a desistir a meio do campeonato. O que pensas enquanto jogador de uma situação como essa e o que leva a que isso aconteça?
R. - A má gestão e falta de experiência por parte da direcção fizeram com que esse clube tivesse de “fechar as portas”. Penso que o incentivo por parte desta para com a população frequentar os jogos (que é uma das formas de obter lucros sem ter despesas praticamente nenhumas) foi uma das razões principais para este triste desfecho da equipa.
P. - Concordas com aqueles que dizem que um dos problemas da nossa equipa ao longo dos últimos anos é a falta de disciplina, principalmente a nível táctico, com todos os jogadores a quererem ser goleadores?
R. - Concordo, pois as pessoas que têm assumido a equipa não têm mantido a devida posição e isso faz por vezes com que haja essa tal indisciplina, e que não hajam regras suficientemente definidas para um bom funcionamento da equipa.
P. - Para ti quais são as equipas com mais possibilidades de subir de divisão?
R. - Gaeiras e Pataias.
P. - Porque é que achas que a nossa equipa não está melhor classificada?
R. - O problema principal existente, na minha opinião, são os conflitos internos que se reflectem dentro do campo, pois não há ninguém que realmente lidere a equipa.
P. - Que difrenças existem entre a nossa equipa e essas equipas que consideras mais fortes? Achas que é só uma questão de dinheiro, ou também de disciplina e de organização?
R. - Acho que é uma questão de dinheiro mas também de organização.
P. - Quais é que achas que são as difrenças entre este e o ultimo ano?
R. - Este ano temos melhor equipa mas uma pior gestão, o que faz com que os resultados não sejam os esperados.
P. - Concordas com aqueles que dizem que este ano o campeonato está mais forte?
R. - Concordo. Pois temos 4 ou 5 equipas na mesma série com muito bom nível.
P. - Já ganhaste algum dinheiro no futebol. Achas que se continua a justificar a este nível o pagamento de prêmios aos jogadores?
R. - Claro que sim, é sempre um bom incentivo. Mesmo que seja pouco.
P. - Concordas com os que dizem que os jogadores cada vez mais são preguiçosos e que cada vez mais trabalham menos nos treinos?
R. - Não concordo. Tudo depende da pessoa que está a gerir o treino.
P. - Vês-te no papel de treinador um dia quando acabares a tua carreira?
R. - Talvez, se for numa situação em que seja para ajudar o clube.
P. - Achas que as arbitragens estão melhores ou piores que a alguns anos?
R. - Estão melhores.
P. - Apesar de termos equipas razoáveis nos últimos anos os resultados não são os que esperávamos.Achas que falta ambição a directores, jogadores e treinadores?
R. - Acho que não falta ambição pois todos nós trabalhamos para as vitórias, acho sim que falta organização como acima referi.
P. - Cada vez são mais as equipas a desistir tendo em conta os enormes encargos de uma equipa de futebol.Qual é que achas que é o futuro do futebol distrital?
R. - Para mim o futebol distrital tem tendência a acabar, pois com a falta de recursos de futuro vai ser normal a centralização de clubes, em que em vez de haver um clube por freguesia, talvez haja apenas um por duas freguesias.
P. - Queres acrescentar algo?
R. - Quero apenas acrescentar que sempre houve dificuldades no clube a todos os níveis, mas ainda assim continuavam a haver vitórias. O que eu tenho notado nesta época é que não havendo vitórias existem mais problemas.
Data entrevista: 23/03/2006