Monday, December 04, 2006

Entrevista André Carvalho



André Carvalho , _19_ anos , era o jogador mais novo do nosso plantel na época passada . Depois de ter feito toda a sua formação no Sport Lisboa e Marinha , aceitou o convite do nosso clube , e transferiu-se para a nossa equipa no início da temporada passada . Fomos ouvir o balanço que faz a temporada passada e as expectativas para o próximo ano.
P. - Fizeste toda a tua formação no S.L.Marinha e jogaste muitas vezes nos nacionais . Quais são as maiores diferenças que encontraste , a nível de jogadores e tipo de futebol praticado , entre os dois campeonatos?

R: Para mim a grande diferença está sobretudo na própria escola, os jogadores de agora tem cada vez mais uma cultura e uma disciplina táctica muito rigorosa o que torna o futebol muito mais rigoroso e bonito, e que ao mínimo erro pode se deitar tudo a perder, nos distritais já não é assim, à muitos jogadores que não tiveram a sorte de jogar num clube como eu com aquela dimensão e por isso a cultura e a disciplina não são as mesmas e por isso o futebol praticado já não é tão bonito como queríamos, mas penso que a curto prazo e com os jogadores como eu que estão a actuar nesta divisão, vamos chamar novamente as pessoas para os campos de futebol.
P. - De todos os grandes jogadores que defrontaste , quais é que já se destacavam?
R. - Para mim penso que o Yanick Djálo, Edgar Marcelino (Sporting), Hugo Almeida, Machado ( Porto), Amuneke (Benfica) entre outros é claro, mas estes para mim, porque marquei alguns deles.
P. - O S.L.Marinha é sem dúvida uma das melhores escolas de formação do distrito . qual é que achas que é a receita para tanto sucesso?
R. - A receita para o sucesso deste clube é simplesmente a vontade de querer trabalhar, ganhar e puxarem todos para o mesmo lado, ninguém está ali para ser melhor que o outro estão ali para fazer o melhor pelo clube e quando assim é e a vontade é muita conseguem-se coisas bonitas, os directores, massagistas e alguns treinadores andam lá por amor ao clube e não recebem um tostão, talvez por haver muito dinheiro e pessoas que só pensam no dinheiro e não em formar jogadores noutros clubes é que estes não vão a lado nenhum.Pelo que passei neste clube aconselho-o vivamente a quem quiser começar a jogar a bola.
P. - O que te levou a aceitar o convite , no início da época passada , para ingressares no nosso clube?
R. - O convite foi me feito no inicio da minha ultima época de juniores pelo Beto na altura treinador da equipa, como eu já conhecia de vista muitos jogadores do plantel e inclusive falava com alguns, e porque também a minha namorada é da terra decidi começar uma nova aventura neste clube.
P. - Encontraste o que estavas á espera ? O que achaste das condições oferecidas aos técnicos e aos jogadores?
R. - Não sinceramente tudo isto ultrapassou as minhas expectativas, eu estive mais de dez anos com os mesmos colegas de equipa já se conhecíamos quase pelo um simples assobio e depois deixar tudo para conhecer outras pessoas, tive um certo receio como é normal, mas enganei-me o pessoal que encontrei foi formidável comigo.Em relação ás condições, como já foi referido eu vim de um clube muito mas mesmo muito pobre, pelo que tinha de levar toda a roupa para treinar e em que os balneários eram um pouco degradados (até a dois anos para cá, pois fizeram uma restauração), por isso em termos dessas condições foi uma mudança para muito melhor, alias penso que o C.R.C. é dos poucos clubes que ainda oferece estas condições, parabéns.
P. - E a nível humano , sentiste que a direcçao deu todo o apoio possível ao plantel?
R. - Penso que fizeram o que podiam o plantel já por ele próprio consegue transmitir esse tal apoio e união.
P. - A época não correu como todos esperávamos , na tua opinião , em que falhamos?
R. - Eu creio que tivemos azar em jogos importantes e no futebol já se sabe ou se marca ou sofre-se.A equipa falhou um pouco na finalização e as coisas começaram a correr mal depois jogou-se com alguma ansiedade o que também não ajudou e por ultimo a falta de apoio dos espectadores, ainda no ultimo ano eu ia ver alguns jogos e estavam lá muitas pessoas a ver o jogo e agora quantas aparecem?? A equipa tinha valor para chegar longe mas também temos de ser realistas havia equipas superiores.
P. - Uma das muitas criticas que nos eram feitas , era os níveis físicos. Achas que a equipa estava assim tão mal fisicamente?
R. - Penso que podíamos estar melhor nesse aspecto, mas quantas equipas hoje em dia é que são possantemente físicas, o futebol mudou, já não e preciso correr à doida como antigamente basta se sabermos posicionar no terreno e poupamos metade do esforço, o futebol é cada vez mais uma componente táctica.Por isso penso que a equipa estava preparada o suficiente a nível físico.
P. - Uma outra critica que nos era feita , era de que existia pouca cultura e disciplina táctica por parte dos jogadores .Concordas?
R. - Em parte concordo porque se calhar 50% ou mais do nosso plantel é constituído por jogadores que já integraram uma escola de futebol razoável ou nunca representaram, o caso dos Marrazes que por exemplo é uma escola de futebol razoável pois raramente passa dos distritais a nível de formação, o que torna os jogadores menos cultos do que jogadores como eu por exemplo que tive a oportunidade de jogar em grandes campos.
P. - Concordas com quem afirma , que a mudança de treinador , foi um dos momentos da época?
R. - E sempre um momento que marca a época ainda por cima da maneira que foi mas penso que não foi com a mudança de treinador que nos fomos abaixo o grupo respondeu bem à saída do treinador, penso que ai só pecamos pela falta de entrega nos restantes treinos que se seguiram, o excesso de confiança com o novo técnico e a falta de apoio da direcção para com ele na devida altura disseram o resto.
P. - Quais foram as maiores diferenças entre os dois treinadores?
R. - As maiores diferenças penso que foram nos métodos de trabalho e a maneira de ler e abordar cada jogo.
P. - E a nível pessoal , como resumirias a tua época?
R. - Má. A lesão que tive no inicio da época e a falta de forma deitou por agua abaixo as minhas expectativas para este ano.
P. - Para ti , qual foi de facto a melhor equipa do campeonato?

R. - As Meirinhas pelo seu colectivo.
P. - E jogador , destacavas algum?
R. - Destaco um grande jogador e como só posso falar dos que trabalham comigo porque dos outros pouco sei, destaco o Hugo Neto.
P. - Vindo de um campeonato completamente diferente , o que achaste das arbitragens?
R. - Em todo o lado à más arbitragem porque errar é humano mas penso que para bem do futebol distrital deviam retirar três ou quatro árbitros das nomeações porque já não estão capacitados e à muitos jovens a querer começar a apitar.
P. - O que achas , que a nível de condições , pode ser melhorado?
R. - Pelo esforço que tenho visto por parte da direcção e de alguns sócios nesta remodelação do salão de festas não posso pedir nada tudo o que fizeram e venham a fazer em prol desta grande instituição é sempre bem feito e só posso dizer para contarem com a minha ajuda.
P. - Concordas com aqueles que dizem , que as viagens de fim-de-época , servem para aumentar a união e o espírito de grupo da equipa? O que achaste da viagem?
R. - Completamente de acordo nunca vi uma equipa tão unida como vi a minha (e tenho orgulho de dizer que faço parte deste grupo) e certamente ninguém vai duvidar que depois destas viagens o espírito de grupo aumente porque onde estava um estavam todos, inclusive directores e treinadores.A viagem foi espectacular e espero repetir outra viagem destas para o ano.
P. - O Silvio foi considerado o melhor jogador da época . Eras um dos nomeados . Concordas com esta eleição?
R. - Claro que concordo o Sílvio ganhou com toda a justiça ele é dos jogadores que mais se empenha em prol da equipa e não só, porque quando é preciso lá esta o Sílvio a ajudar o clube no que for preciso, por tudo isto e mais ele merece.
P. - Quais são as tuas expectativas para a próxima época?
R. - A nível pessoal melhor e muito melhor do que a anterior e a nível colectivo que pelo menos consigamos chamar mais pessoas ao nosso campo e conseguir-mos todos juntos responder a essas pessoas com vitórias, se conseguirmos isto fico satisfeito mas não totalmente contente pois tenho como maior ambição a subida de divisão pelo C.R.C.
P. - Qual a tua opinião sobre a importância do site do clube?
R. - E sem duvida uma mais valia para este clube, é dos mais visitados da região se não o mais, e logo ai da a conhecer a toda a gente a força que tem o C.R.C. dou os parabéns a quem torna tudo isto possível.
P. - Carta branca , queres acrescentar algo?
R. - Queria agradecer pelo convite para a entrevista, e pelo bem que me têm feito neste clube, eu não posso deixar de dizer que no meu coração como jogador existe um clube que me toca muito por tudo o que passei com ele, mas este que me acolheu está agora a conquistar aos poucos o seu espaço, penso que só quem está por dentro deste grande clube é que sabe a verdadeira força deste C.R.C., e com isto me despeço com um até breve pois o campeonato está à porta e este ano é que vai ser de alegrias para todos……

NINGUEM PÁRA O AMOR….
NINGUEM PÁRA O AMOR…..
Um abraço para todos.

Data entrevista: 14/07/2005